Dia da Liberdade dos Documentos 2012

Estamos programando, para 28 de Março de 2012, o  "Dia da Liberdade dos Documentos" (DFD), como parte de uma campanha global para celebrar a importância de padrões abertos e formatos de documentos abertos em todo o mundo. Mais informações podem ser obtidas em http://documentfreedom.org/
Atividades como lembrando instituições governamentais sobre a importância dos formatos de documento abertos, premiação às organizações que fazem uso exemplar de Padrões Abertos e diversas conferências trouxeram uma visão profunda sobre a sustentabilidade dos Padrões Abertos desde 2008.
Junte-se a nós para fazer o Dia da Liberdade dos Documentos ainda maior este ano!
Porque o Dia da Liberdade dos Documentos?
Cada vez mais nossa comunicação se move para o mundo digital. E, numa sociedade digital, padrões e formatos abertos de documentos possibilitam a liberdade de ler e escrever. Eles são cruciais para garantir  a liberdade de trocar informações, permanecer independente de fornecedores, e manter nossos dados acessíveis por longo prazo. Padrões abertos também garantem nossa habilidade de nos comunicarmos e de trabalhar utilizando Software Livre.

O que são Padrões Abertos?

Padrões Abertos são linguagens comuns que todos os computadores podem falar. Eles também tornam possível que desenvolvedores escrevam aplicativos compatíveis com outras soluções, permitindo aos usuários migrarem para Software Livre sem perder acesso aos seus dados.

Qual o objetivo da campanha?

A campanha leva a mensagem sobre Padrões Abertos e formatos abertos de documentos para uma audiência não técnica. Padrões Abertos são condição básica para a liberdade de escolha em software. O Dia da Liberdade dos Documentos educa sobre Padrões Abertos e permite que todas as pessoas contribuam para uma sociedade melhor. É muito fácil, e até divertido participar do Dia da Liberdade dos Documentos, seja em grupo ou individualmente.
Dia da Liberdade dos Documentos é coordenado pela Free Software Foundation Europa.

Contato

Raimundo Xavier
e-mail: xavier.raimundo@gmail.com
twitter: @ddxavier